top of page
RV56.JPG

sobre nós

ac7.JPG

Moçambique: o campo missionário 🇲🇿

Moçambique é um país localizado no sudeste da África, banhado pelo belíssimo Oceano Índico e cercado de países de fala inglesa. O país foi colônia de Portugal por quase 500 anos e conseguiu sua independência em 1975. A guerra de independência tornou-se uma guerra civil até que em 1994 o conflito armado terminou e a democracia foi instalada, desde então, o país sempre teve o mesmo partido político no poder, o que tem gerado conflitos e instabilidade.


Repleto de recursos naturais, o país tem cerca de 29 milhões de habitantes que vivem basicamente da agricultura e do comércio informal. Entretanto, os setores da indústria – alimentícia e de exploração mineral – e do turismo têm registrado crescimento nos últimos anos. Apesar disso, ainda é considerado como um dos países menos desenvolvidos do mundo.

 

Na lista do Índice de Desenvolvimento Humano, composta por 189 países, Moçambique está na posição 180 (o Brasil está na posição 75). Aspectos como a desigualdade de renda e a baixa expectativa de vida colaboram para empurrar o país para o fim da lista.

 

O português é considerado o idioma oficial e é comumente falado como a segunda língua por cerca de metade da população. As línguas nativas são muitas, estudos apontam mais de 41, entre elas estão o Changana, o Xitsua, o Tsonga, Macua e Sena.


Moçambique tem liberdade religiosa. As principais religiões são: Tradicional Africana (Zion-15%), Católica (25%), Evangélica (15%), Islâmica (19%) e Indú (3%). Embora o país viva um crescimento da Igreja Evangélica Africana, a maioria das igrejas são fracas por falta de conhecimento das Escrituras.


Há pouco trabalho sendo feito com a juventude, e na maioria dos casos não há consistência. Quanto mais se conhece a realidade da igreja, mais evidente fica a necessidade de preparo e apoio na área de ensino.

26% da população tem energia elétrica

80% vive da agricultura

40% tem acesso a água potável

64% da população tem até 24 anos

17 anos é a idade média

bottom of page